É Natal, o Salvador nasceu! Que alegria se faz presente no coração humano. Este momento nos faz entrar na porta da simplicidade, contemplar a beleza da vida e compreender de modo silencioso uma profunda espiritualidade humana que brilha em nosso ser.
O Natal de Jesus, que se aproxima, me fez refletir esses dias à maravilha da Criação Divina. Aqui em minha residência paroquial comecei a contemplar um casal de passarinhos, (canários) que todos os dias pela manhã e a tarde vinha de encontro a uma Samambaia. Lá eles preparavam um ninho para seus futuros filhotes. Essa preparação era feita de maneira harmoniosa. Ao contemplar tudo isso percebia que mesmo não tendo a faculdade da razão como nós humanos temos, os passarinhos transmitiam carinho, paciência e amor para acolher àqueles que ali nasceriam. Deus estava presente nisso tudo.
Assim como o casal de canários, Deus preparou a vinda de Jesus com a mais perfeita alegria. A “samambaia” de Jesus foi uma manjedoura, um estábulo. Foi lá que o Pai criador tornou a humanidade mais humana. É nesse presépio da vida que contemplamos o silêncio amoroso de Maria e José, que ouvimos os anjos anunciar e cantar louvores pelo nascimento do menino Deus.
Queridos irmão e irmãs ao celebrar o nascimento do salvador precisamos fazer de nosso coração um ninho de esperança, um ninho de amor. A verdade é essa pássaros sempre serão pássaros, samambaias sempre serão samambaias e humanos sempre serão humanos. Que nosso coração se torne uma manjedoura para nos tornar cristãos mais humanos na simplicidade de Deus. Feliz natal!
Padre Wetemberg Aires de Oliveira - 22-12-09