terça-feira, 5 de agosto de 2014

SER PADRE

SER PADRE

 Agosto mês de refletirmos, na Igreja, os diversos chamados de Deus aos seus filhos e filhas. É o mês das vocações: ser pai, ser consagrado à vida religiosa, ser leigo engajado na comunidade, etc. Entretanto, quero refletir sobre uma vocação específica, de suma importância para o anúncio da Boa Nova: o ser Padre.

 "Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8) é o meu lema de ordenação sacerdotal. Esta frase me faz ver o quanto Jesus me encoraja no ministério, mesmo diante dos ventos contrários e tempestades em alto mar. Jesus é o porto seguro, que nos auxilia diante das fraquezas e quedas. Por isso, Ele sempre diz "Vem".

 O Padre, assim como Cristo, se isola, silencia, vive sua solidão para discernir e assimilar o que passa na sua vida e na sua missão. No entanto, ser padre é sair desse isolamento e ir de encontro à multidão faminta e sedenta de Deus. O Senhor me enviou para este serviço. Eu disse SIM e aqui ESTOU.

 Deus conhece nossas falhas, porém conhece, também, a profundidade de nosso coração. E, quando o coração se torna misericordioso e compassivo, percebo que a missão está no caminho certo. Mas, afinal, o que é ser padre?

 Estive recentemente visitando um casal amigo, onde benzi sua nova residência. Depois da benção participei de um delicioso jantar. Na conversa surgiu o assunto vocação. Expus que jamais imaginei ser padre. Quando criança meus pais colocaram, no álbum dos "primeiros passos", que no futuro eu seria médico. Entretanto, pelos caminhos da vida e plano de Deus, me formei em jornalismo e hoje sou sacerdote. A anfitriã daquele jantar, com uma incrível serenidade, não titubeou e disse, “seus pais não erraram, o senhor se tornou Médico de Almas".

 Mais tarde, já na minha casa, novamente no isolamento e silêncio de meu quarto, comecei assimilar aquele dia. Abri um sorriso, agradeci a Deus e tive mais convicção, ainda, de que ser padre é isso: ser Médico de almas. Deitei e adormeci feliz.

                                                               
Padre Wetemberg Aires de Oliveira - 05/08/2014


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...