Era o ano de 1978! Eu tinha 7 anos de idade e como toda criança gostava de brincar, de correr, de fazer traquinagem. Mas, também, amava comer doces, balas e chicletes. E foi por causa do famoso chiclete ping pong que nasceu em mim uma das minhas grandes paixões. A cada embalagem que eu abria vinha cards de jogadores de futebol. Nos primeiros chicletes que abri estava lá Nilton Batata, Pita e Juari. Não exitei e decidi: "Esse é meu time de futebol a partir de hoje". Santos Futebol Clube. Pouco tempo depois, no guarda roupas do quarto de minha casa estava um poster com aqueles mesmos jogadores exaltando os pioneiros a receberem o nome de Meninos da Vila , Santos - Campeão paulista de 1978.
Nesses 100 anos de arte, deixo aqui alguns momentos que vivi como torcedor desse maravilhoso time:
1º) 1984 - Campeão Paulista: Algo sublime ver um time de feras. Não eram tantos meninos, mas jogadores de brio e raça, Dentre eles destaco Rodolfo Rodrigues, o melhor goleiro do peixe que vi jogar até hoje. E na final 1 a 0 contra o Corinthians foi alegria total.
2º) 1995 - Santos 5 x 2 Fluminense: Semi final do Brasileiro, precisavamos ganhar com diferença de tres gols. Eu estava atrás do gol, no portão de entrada do Pacaembu. Torcida inflamada, show do craque Giovani, intervalo que não sai da memória com os jogadores ficando no campo e a torcida cantando sem parar. No final, Peixe se classifica para a final. Inesquecível. Aqui lembro de meu primo Fernando, companheiro nas grande jornadas do peixe. Morreu cedo, mas do céu deve estar muito feliz com nosso time
3º) 1995 - Santos 1 x 1 Botafogo/RJ: Jogo marcado pelas lambanças de Márcio Rezende de Freitas. O Santos foi vice-campeão, mas lutou até o fim. Santos sempre Santos.:
4º) 2002 - Campeão Brasileiro: Fim da fila. Não estava bem de saúde. Mas, o coração preparado. Novos meninos da vila: Diego, Robinho e companhia. As famosas pedaladas de Robinho, golaço de Léo; e minha enfermidade estava indo embora. 3 a 2 no Corinthians.
5º) 2010 - Santos 1 x 0 Inter/RS: Fui na Vila Belmiro com meus amigos e In Loco vi mais uma geração de meninos da vila: Neymar, Ganso e Cia. O Gol de Neymar não foi nenhuma obra de arte como ele fez contra o próprio Inter na Libertadores deste ano, porém foi de uma sutileza incrível. Um corte simples no zagueiro e o toque macio rolando para as redes.
6º) 2011 - Tri campeão da Libertadores da América: voltamos a ser da América. No Clássico contra o Penarol, show de Neymar.
Agora estamos no ano do centenário. Diferente de clubes que contrataram times milionários para conseguir títulos em seus centenários, o santos não precisou desse recurso. Manteve sua base, e antes mesmo do ano histórico já conquistava o mundo mais uma vez.
Parabéns Santos Futebol Clube. Sempre ao seu lado!
Padre Wetemberg Aires de Oliveira
14/04/2012
que lindo por isso é fanatico por ser santista meus parabens
ResponderExcluirBelo texto como sempre!
ResponderExcluir