quarta-feira, 15 de julho de 2020

Cidadão Sim!




Cidadão Sim!

Terminei minha caminhada matinal. Cheguei a minha casa, tomei um banho quente, preparei o meu café e me coloquei a meditar sobre as pessoas que ali se exercitavam. Pensei em escrever algo sobre aqueles cidadãos, num ritmo frenético em busca da saúde ideal ou de um corpo perfeito. Pronto. Diante daqueles rostos mascarados numa pista de cooper, vou escrever sobre um tema que esquentou as redes sociais e os noticiários nos últimos dias: O que é ser cidadão? Que cidadão eu sou? Ou não sou?

Sou o Cidadão dotado de razão como diz o pensador Cícero na época do poderio de Roma?

Sou o Cidadão animal político, que alcança sua auto suficiência na polis, como retrata o filósofo Aristóteles?

Sou o Cidadão Kane da obra cinematográfica de Orson Welles, que apresenta a ascensão e queda de um poderoso homem dono de um império midiático?

Sou o Cidadão de Papel do livro ganhador do prêmio Jabuti de 1994, escrito pelo saudoso jornalista Gilberto Dimenstein e que mostra a realidade de uma falsa cidadania?

Sou o Cidadão que coloca a mão na massa, no cimento e se vê ignorado pelo bicho homem da sociedade moderna como está descrita na letra da bela música de Zé Geraldo?

Sou o Cidadão “comum” das periferias das grandes metrópoles que são abordados pela polícia para averiguação?

Sou o Cidadão que vive uma realidade repleta de injustiças e desigualdades?

Sou o Cidadão que, na verdade, não sou por exercer um curso superior e ser melhor que outros?

Parafraseando o cantor cearense Belchior (In Memorian): Eu sou apenas um rapaz Cidadão Sim, latino americano, com álcool gel no bolso e máscara no rosto, caminhando pela vida construindo pensamentos e buscando direitos e deveres na sociedade.
Wetemberg Aires de Oliveira – 14/07/20


8 comentários:

  1. Sou como Belchior,buscando direitos e deveres na sociedade e a respeitar os mandamentos de Deus, parabéns pela crônica em poesia...

    ResponderExcluir
  2. Sua colocação é perfeita! Prefiro acreditar que sou aquela que busca por essa cidadania, apesar das injustiças daqueles que deveriam proteger seus cidadãos. Uma cidadã que busca pela liberdade plena, que nos é tolhida pela ganância sem medidas e pelos"aproveitadores" que se beneficiam com a caridade de tantos cidadãos de bem que se comovem com seus irmãos necessitados. Sou uma cidadã inquieta e apaixonada pela vida plena que somente o Criador de todas as coisas pode nos dar de fato, sem grandes ambições, em busca da verdade e do bem. É assim que me vejo e espero passar coisas boas para aqueles que estão desanimados e oprimidos por esse tempo maluco de pandemia.
    Parabéns padre, adorei seu texto!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns PADRE GUTI 👏👏, adorei sua crônica... muito interessante seu texto!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Pe. Guti! Linda crônica. Belchior música de tantos anos atrás, vivemos a realidade do mundo atual.👏👏

    ResponderExcluir
  5. Sou uma cidadã que se comove com as desigualdades, as indiferença num mundo dos poderosos e vive sempre na esperanças de dias melhores. Parabéns padre Wetemberg.

    ResponderExcluir
  6. Tudo que sou, não sei pois não sou deste mundo e tudo o que faço nesse mundo é em nome do criador que fez tudo
    a ele eu pertenço , más que venho a fazer procuro ser o mais perfeito para agradar não a homem , e sim a Deus nosso criador e Senhor .

    ResponderExcluir
  7. Belchior, que escreveu lindas canções, pura poesia, assim como suas crônicas padre, pois a vida anda muito carente de mais poesia. Que venham mais poetas como vcs, ajudando-nos a dar mais sentido, e cor a nosso cotidiano tão carente de calor humano!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Sábias palavras, linda mensagem que descreve nossa realidade, cada dia que passa o homem perde a essência do amor de Deus.
    Também sou uma pessoa que vivo para resgatar o amor, respeito e autoestima daqueles que sofrem com o preconceito e desigualdades por vivermos em um mundo onde somos cobrado por sermos diferente de padrões imposto pelo homem, uns lutam pela vida, outros pela imagem poucos pela saúde.
    Enquanto posso vivo para semear o bem, amar com gratuidade os que vivem ao meu redor.
    Deus é minha força que me ergue a cada dia, me permitindo ver a vida com respeito ao próximo.
    Pe Wetemberg sem dúvidas sei que o senhor é um ser humano especial e capaz de levar o amor de Deus aos fiéis.
    Gratidão a Deus por te conhecer. 🙏

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...