sábado, 16 de setembro de 2017

Perdoar é Viver Melhor



Certa vez, visitando uma família amiga, me deparei com uma cena que chamou atenção. A filha do casal, que tinha entre seis a sete anos de idade, brincava pela sala enquanto conversávamos. De repente, a criança pisa sem querer no rabo do gato de criação da família. O Gato é claro solta aquele miado fino de dor. A menina, em vez de se assustar, vai até o gatinho e começa a fazer carinho nos pêlos do animal. Aqui que entra o que deixou todo mundo admirado, a menina ao fazer carinho dizia: “Me perdoe gatinho, não quis te machucar”. Você me perdoa? O gato de maneira serena se deixou levar pelos afagos da menina até adormecer no seu cantinho.

É nesse sentido que iremos refletir o Evangelho do 24º Domingo do Tempo Comum, tirado de Mateus 18,21-35. Podemos afirmar que é o Evangelho do Perdão. Logo nos dois primeiros versículos 21-22, Jesus nos mostra ao responder a Pedro, que é preciso perdoar sempre e com paciência: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vez sete”. Isso acontece, porque Deus perdoa toda nossa culpa, pois é um Pai afetuoso e misericordioso. Sem dúvida, é um grande desafio perdoar ou até mesmo pedir perdão. Entretanto, o perdão Divino é uma medida infinita.

Só aprenderemos perdoar, se tivermos amor pelo próximo. E quais as atitudes de amor, que me leva a agir para o perdão? Doação, gratuidade e fidelidade a Deus. Essas são práticas que o Evangelho nos ensina. As divisões, os conflitos, o egoísmo, as perseguições, os falsos testemunhos, são vias contrárias ao amor de Deus.
Quais as características do Cristão que ama e perdoa? 1) Sai de si mesmo e vai de encontro aos mais necessitados; 2) Tem firmeza na Fé; 3) Vive melhor.
        
Pegando o exemplo dessa criança, que citamos no inicio da meditação, possamos na pureza do coração não ter medo de ir ao irmão e dizer vim te pedir perdão ou eu te perdoo. As pessoas que tomam essa iniciativa fica serena, como a mansidão do coração humilde do Cristo. O que está em jogo, seja na inocência de uma menina, ou na limitação de um adulto é a nossa Salvação. Deus abençoe.

Padre Wetemberg Aires de Oliveira

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...