Queridos irmãos e irmãs, estamos vivendo esse tempo bonito na Igreja que é o tempo quaresmal. É o retiro espiritual que cada fiel deve realizar em sua vida. Podemos chamar esse retiro de uma busca incensante para Deus, ou seja, uma renovação da vida. Dessa maneira, renovar a vida é reconstruir a estrada para o caminho de Deus. As mulheres, que neste 08 de março, tem o dia dedicado a elas, são exemplos na luta pela reconstrução da vida.
Quantas mulheres buscam, ainda, seu espaço com dignidade na sociedade em que vivem? Neste dia Internacional da mulher, o secretário geral da ONU Ban Ki Moon afirma: "os direitos humanos e a igualdade não são um sonho, mas um dever dos governos, das Nações Unidas e de todos os seres humanos". Essa igualdade é a busca de retomar o caminho de uma valorização sem pré conceitos ou discriminações.
Quantas mulheres buscam reconstruir sua caminhada, perdida por diversas situações: recuperar a dignidade diante da exploração e da escravidão; recuperar o amor diante de um casamento mal sucedido; recuperar o sorriso diante da dor por ver os filhos sofrendo ou em maus caminhos; recuperar o valor que se tem em sua beleza e não ser vista apenas como um objeto de desejo, um símbolo sexual. O profeta Isaías vai dizer: "O Senhor te conduzirá sempre e saciará tua sede na aridez da vida, e renovará o vigor do teu corpo; recuperar a fé abalada pelas desilusões, recuperar a autoestima.
Maria, mulher de fé é um exemplo de como reconstruir as ruínas da vida. Dedicada a família, dedicada ao templo, dedicada ao amor de Deus, suportou com serenidade os sofrimentos. Com isso se valorizou, se dignou a ensinar o verdadeiro sentido da existência humana.
A mulher como reconstrutora da vida merece todo nosso respeito, toda nossa homenagem neste dia especial. Parabéns mulher, você é importante para a vida, para o mundo. Deus abençoe cada mulher desse imenso planeta. Amém.
Padre Wetemberg Aires de Oliveira - vigário do Santuário Nossa Senhora da Penha(08/03/14)