O Exército Imperial conduziu Jesus até o monte Calvário. Através de humilhações e chicotadas o Senhor passou pelo peso do sofrimento e do madeiro da cruz. No entanto, Simão Cireneu com suas mãos amigas ajudou Jesus a carregar a cruz pesada. Nós padres, somos o Exército que carrega a Igreja fundada por Cristo nas costas e por isso devemos ser como o Cireneu.
Devemos ser padres Cireneus que nos dispomos a levar a salvação de Jesus a todos os povos dos grandes centros, das periferias e dos sertões da vida. Isso chama-se SOLIDARIEDADE!
Devemos ser padres Cireneus que através da misericórdia divina nos faz entender e sofrer juntos com todas as raças e culturas que carregam suas cruzes sejam haitianos, japoneses ou o simples sertanejo de nosso Tocantins. Isso chama-se FRATERNIDADE!
Devemos ser padres Cireneus que estende as mãos para mostrar Deus presente no rosto sofrido dos enfermos, dos idosos, dos desempregados, das vítimas da violência. Isso chama-se COMPAIXÃO!
Portanto, devemos ser padres Cireneus para nos colocarmos a serviço do maior dom que Deus nos deu: a vida. Simão Cireneu foi sinal de vida ao carregar a Cruz de Jesus. Isso chama-se COMUNHÃO, Reino de Amor!
Padre Wetemberg Aires de Oliveira, 25/03/2011